Um mundo a ser narrado em imagens

Talvez o relato mais tradicional que chegou ao Ocidente a respeito do mundo árabe seja o livro das Mil e uma noites, com seus personagens e enredo capazes de nos encantar com a expressividade e o poder do conto tradicional. O universo das narrativas, sejam elas escritas, orais ou realizadas em imagens, podem colaborar na construção de uma identidade cultural. O intercâmbio entre os diversos saberes culturais se estabelecem nesse fluxo narrativo.

foto de Edward SaidUm dos grandes pensadores sobre a história e cultura árabes contemporâneas, Edward Said, preocupou-se em sua obra com as relações entre Ocidente e Oriente, bem como o processo de elaboração de identidade. O autor estabelece importante papel às narrativas como relatos sobre costumes, línguas e convivência entre indivíduos de diferentes nacionalidades.

Juntamente à literatura, no mundo contemporâneo, o cinema ocupa um lugar de destaque na constituição da imagem que podemos fazer sobre a diversidade de culturas. Temas como a imigração, questões de gênero, conflitos entre tradição e modernidade, retratados nas recentes produções da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema - uma parceria entre o SESC São Paulo, Instituto de Cultura Árabe, Prefeitura Municipal de São Paulo e Casa Árabe de Madri - bem podem contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a cultura árabe.

O Festival reúne diversos pontos de vista que abordam as implicações entre história, cultura e crônicas sociais. Discutir a complexidade cultural aliada à linguagem audiovisual abre estimulante interesse para a apreciação da variedade de enfoques abordados nas produções apresentadas na recente edição do Festival.

O objetivo de ampliar a educação para o olhar, no campo da percepção propiciado pela arte, reafirma o compromisso do SESC São Paulo com a difusão cultural voltada ao exercício do pensamento e da transformação social. Possibilitar o conhecimento sobre o mundo árabe é um convite para o diálogo entre culturas, proporcionados pelo encantamento e reflexão trazidos pelas narrativas audiovisuais.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do SESC São Paulo